Uma briga entre alunos dentro do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) 178 João Saldanha, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, resultou em ferimentos para a diretora da unidade, Denise Lopes Galvão. O incidente ocorreu na última quinta-feira (13), no bairro Sargento Roncalli.
Durante a confusão, que foi registrada em vídeo, adolescentes trocaram socos e empurrões. Ao tentar intervir, a diretora foi derrubada e sofreu uma lesão no pé, que precisou ser imobilizado por 10 dias. Denise foi carregada em uma cadeira de rodas para receber atendimento médico.
Em suas redes sociais, a diretora explicou que a briga teve origem em uma desavença entre os estudantes durante o Carnaval. Ela relatou que chamou a Polícia Militar, mas as equipes demoraram duas horas para chegar ao local. Denise também expressou seu desânimo com a situação, questionando se voltará a atuar no cargo.
A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que os responsáveis pelos alunos foram chamados à escola e que todas as medidas necessárias foram tomadas. A pasta destacou que a diretora foi prontamente atendida e que a ronda escolar foi acionada. A Seeduc reforçou que não tolera qualquer tipo de violência ou discriminação e que a unidade intensificará ações para promover a cultura da paz.
A Polícia Civil registrou um termo circunstanciado de ocorrência para apurar o crime de lesão corporal. As imagens das câmeras serão analisadas, e diligências estão em andamento para esclarecer os fatos.
A Associação de Diretores de Escolas Públicas do Estado do Rio (Aderj) repudiou a violência e orientou a diretora a emitir uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). A entidade destacou que casos como esse não são isolados e que as escolas carecem de programas e profissionais capacitados para lidar com situações de violência.